"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar".
Friedrich Nietzsche

domingo, 3 de abril de 2011

Saúde brasileira

Na primeira postagem deste blog quero falar sobre o estado em que se encontra a saúde brasileira. Um assunto muito polêmico, que a cada dia se torna mais falho. São vários fatores que levam a situação a chegar em um verdadeiro caos, não podemos culpar fulano ou ciclano pelo momento vivido pela população brasileira diariamente nos corredores dos hospitais, mas podemos sim, tomar atitudes que podem fazer a diferença...
Não é nada fácil a vida das pessoas que diariamente necessitam dos serviços básicos relativos à saúde, os hospitais vivem lotados, muitos em situação decadente, sem leitos apropriados, com reformas paradas, e muitos outros problemas... Além disso, a população brasileira sofre com a falta de profissionalismo das pessoas que deveriam estar salvando vidas...
Vale salientar que temos muitos profissionais neste ramo que são verdadeiros anjos, que lutam e fazem muito mais que a sua parte para salvar vidas de pessoas que recorrem aos seus cuidados. Essas pessoas que trabalham arduamente, que lutam para fazer a diferença para os seus pacientes, e que realmente fazem o seu papel com amor, essas pessoas sim merecem ser chamadas de profissionais! São pessoas que muitas vezes mesmo sem os recursos necessários em um hospital, salvam vidas! À esses verdadeiros profissionais, parabéns.
Mas a grande realidade é que muitas pessoas estão no papel de médicos apenas por questões financeiras e de status, são estes aqueles que deixam a situação ainda pior, não cumprem as jornadas de trabalho estabelecidas em contratos, fazem pouco caso das pessoas que realmente precisam, e por aí vai... Bom, para estas pessoas, um pequeno apelo: Pensem no grande valor de uma vida, pensem nas pessoas que perdem as suas vidas nos corredores de hospitais, pensem em como é gratificante poder ouvir de alguém um agradecimento por ter salvo a vida de alguém!
Àqueles que estão no "poder", olhem ao seu redor, como é preciso dar mais valor à vida, e não as contas bancárias! Vamos fazer a diferença, pequenos atos podem se transformar em grande realizações, estas podem mudar alguém, podem mudar algo, com certeza farão a diferença.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a situação dos hospitais brasileiros, ou então para quem quer uma material legal, confira o Globo Repórter que foi exibido no dia 1º de abril. Meu coração doeu ao ver como as pessoas precisam se humilhar para poder conseguir algo que é um direito básico, crianças morrendo, pessoas de mãos atadas, sem poder fazer nada pois não tem equipamentos, espaço, nada adequado. É triste, lamentável, mas podemos mudar essa situação, vamos fazer a nossa parte!

Comentem, coloquem as suas opiniões, esse espaço é para você!
Abraços, e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário